Já passou pela sua cabeça desenterrar os restos mortais de um ente querido falecido para limpar seu cadáver, reparar seu caixão, e vesti-lo com roupas novas? Provavelmente não, caso você seja mentalmente são e saudável. Mas isso é exatamente o que fazem de poucos em poucos anos em Toraja, no sul da Indonésia.
O Macaco tá admirado com a dedicação desse povo aos seus antepassados. A maioria das pessoas ficaria muito chateada ou revoltada ao ver alguém fazendo uma coisa dessas, mas estas famílias mostram que sentem amor verdadeiro…mesmo após a morte.
De poucos em poucos anos, o povo de Toraja desenterra os corpos de seus antepassados. Eles fazem isso para um ritual chamado Ma’nene, ou “A Cerimônia de Limpeza dos Cadáveres”.
Durante a cerimônia, os mortos são lavados, perfumados, e vestidos com roupas novas.
O que torna esta cerimônia possível é o fato dos corpos não serem enterrados no solo por lá. Eles são colocados, em vez disso, em cavernas ou túmulos de pedra esculpida. Isso torna mais fácil para os moradores acessarem os corpos de seus entes queridos, quando chega a hora para a limpeza.
A origem do ritual é baseada na crença de que o espírito de uma pessoa morta deve retornar às suas aldeias.
Durante a cerimônia, alguns parentes fazem os corpos de seus entes queridos ficarem de pé ao redor da província.
Caixões dos cadáveres também são reparados durante a cerimônia.
Até mesmo os corpos de crianças são exumados e arrumados durante a cerimônia.
Em Toraja, o ritual da morte é mais importante do que qualquer outro ritual, incluindo nascimentos e casamentos.
Isso tudo pode ser um sinal de amor e respeito aos antepassados, mas você não acha estranho mesmo assim? É cultural, mas não deixa de ser muito macabro…