A verdade sobre o Tio Sam

afinal-quem-e-o-tio-sam-

O Tio Sam é um dos símbolos mais reconhecidos e marcantes das forças armadas e do governo dos Estados Unidos. Ele era o símbolo de personificação nacional durante a Guerra Anglo-Americana, em 1812. De acordo com o mito, seu nome foi escolhido para homenagear Samuel Wilson, que havia sido apelidado de Tio Sam por parte dos pelotões. Samuel, amado pelas tropas, era comerciante e fornecia comida para o exercito de seu país.

As embalagens de comida que Wilson levava aos militares tinham desenhadas as iniciais U.S. (de United States). Com isso, muitos soldados falavam, em tom de brincadeira, que as letras na verdade tinham o significado de Uncle Sam, “Tio Sam” em português.
Essa brincadeira fez tanto sucesso e tanto se espalhou ao longo das décadas, que o governo dos EUA viu nela uma grande oportunidade de incentivo ao nacionalismo e mandou fazer, então, a agora conhecida e popular caricatura do personagem, criada durante a Primeira Guerra Mundial e divulgada no cartaz abaixo.
Unclesamwantyou
Tio Sam, então, só se tornou um personagem de verdade no ano de 1917, durante a Primeira Guerra, quando James Montgomery Flagg, ilustrador profissional, desenhou um cartaz que encorajasse o alistamento de jovens no exército estadunidense. O cartaz tornou-se tão popular e tão efetivo, que foram impressas mais de quatro milhões de cópias só durante a Primeira Guerra.
Quanto à inspiração para o rosto do personagen, o ilustrador revelou em um livro de memórias que acabou usando suas próprias feições para dar forma ao rosto do Tio Sam, e só adicionou cabelos brancos e um caricato cavanhaque. Isso só ocorreu por conta da dificuldade que Flagg teve para achar um modelo para seu trabalho. Na foto abaixo, você vê Flagg posando ao estilo “Tio Sam”, e dá para ver as semelhanças.
afinal-quem-e-o-tio-sam



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...