Imagine se você estivesse na rua cercado de modelos peladas da cintura para baixo e não reparasse nisso. Não seria bizarro (e uma pena)? Bem…isso aconteceu de verdade. Um vídeo do canal ModelPrankstersTV, do YouTube, mostra uma modelo desfilando pelas ruas no bairro de Midtown, em Manhattan, sem as calças. No lugar delas, uma pintura extremamente realista foi feita nas pernas da moça.
O experimento social é bastante simples: será que com essa pintura, as pessoas perceberiam que a modelo está com a bunda de fora? Bem…digamos que ou esse foi o trabalho mais detalhado de pintura corporal da história, ou os nova-iorquinos são as pessoas mais desatentas e tapadas do mundo. Você decide. Assista ao vídeo, que foi visto mais de 1.2 milhões de vezes em apenas dois dias:
A modelo Leah Jung foi habilmente pintada pela empresa de arte corporal The Body of Art. A melhor parte do vídeo mostra o quanto essa pintura foi feita de forma impecável, que é quando Jung passeia numa loja da Forever 21 e pede a uma vendedora onde ela pode comprar “as mesmas calças jeans”. É impressionante como apenas uma pessoa percebeu; foi logo um cara que bizarramente tirou uma foto da modelo por trás…
Mas um experimento muito semelhante a esse também ocorreu no início deste ano no norte da França. Uma modelo caminhou ao redor da cidade de Lille com uma pintura parecida, com a única diferença de que ela estava usando uma calcinha.
A modelo francesa permitiu que sua amiga, a maquiadora e artista Marie Przybylski, pintasse um par de calças jeans em suas pernas e, em seguida, aceitou o desafio de sair de casa para dar um passeio e testar as pessoas ao seu redor. A ideia foi concebida pelos estudantes de publicidade Sarah Baboro e David Lesage, de uma universidade na Bélgica.
O trabalho final de período dos estudantes era criar um vídeo que se tornasse viral. E parece que eles certamente cumpriram suas obrigações. A dupla recrutou a artista e a modelo, que levaram duas horas para “vestirem” as calças desbotadas nas pernas da moça.
E você, perceberia na hora ou ficaria confuso(a)?