Se os seus sisos já “apontaram”, então você sabe que o processo pode ser bem incômodo e dolorido, e com frequência eles precisam ser extraídos por estar empurrando os demais dentes. Assim, quando Ashik procurou ajuda reclamando de dor e inchaço em sua mandíbula — cerca de 18 meses antes de passar pela cirurgia —, os dentistas pensaram que se tratava de mais um caso corriqueiro envolvendo o danado do siso.
Contudo, os profissionais do vilarejo onde Ashik vive não conseguiam encontrar a causa do problema, e o encaminharam para um hospital de Mumbai. Lá ele foi recebido pela equipe de Sunanda Dhiware, que em um primeiro momento também não conseguiu encontrar a causa do estranho inchaço na boca do rapaz com exames regulares. Foi então que, durante a cirurgia, os dentistas encontraram centenas de dentinhos de diversos tamanhos.
Condição incomum

Ashik foi diagnosticado com um problema chamado odontoma composto e complexo, um tumor benigno que causa o crescimento anormal da dentina e do esmalte, resultando no surgimento de uma quantidade excessiva de estruturas semelhantes a dentes. Essa condição é considerada rara e, no caso do adolescente, a quantidade de dentinhos extraídos provavelmente é um novo recorde.
A cirurgia para retirar todos os 232 dentes durou sete horas, e a equipe extraiu estruturas com dimensões que variavam do tamanho de pequenas sementes de mostarda a bolinhas de gude. Os dentistas também tiraram o molar afetado pelo odontoma. Segundo Sunanda Dhiware, em 30 anos de profissão, ela jamais havia se deparado com um caso tão incomum.
Até onde a cirurgiã tem conhecimento, a maior quantidade de dentes que já foram extraídos por conta da mesma condição de Ashik era de 37, embora Dhiware precise consultar a literatura médica para confirmar que os 232 dentinhos são um novo recorde mundial. Já o adolescente indiano saiu da cirurgia com um total de 28 dentes na boca, a quantidade normal após a remoção dos sisos.